quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

     A Escola Estadual Ocridalina Madureira é um estabelecimento de ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) com 12 salas de aulas. Nela estão matriculados cerca de 1.001 alunos. Situada à Rua Lopes Trovão, no bairro de Massaranduba, nas proximidades do bairro de Vila Rui Barbosa. Esse estabelecimento foi fundado pela assistente social e professora Ocridalina Madureira.
     Inicialmente chamava-se Escola São Jorge e funcionava em bairro próximo, no Jardim Cruzeiro, em terreno onde existia o Centro Cultural da Igreja na Rua Duarte da Costa. A Senhora Ocridalina Madureira, então diretora da escola, fez a doação de um terreno da sua propriedade ao Governo do Estado da Bahia para a construção da nova escola, pois era muito pequena e havia diversos pedidos de vagas pela qualidade dos serviços que prestava. No dia da Inauguração foi feito pedido ao Governador, que se encontrava presente, para que colocasse o nome da diretora na escola e São Jorge ficasse como padroeiro e protetor. O pedido foi aceito e desde então passou a constar o nome da referida diretora ficando oficialmente Escola Estadual de 1º Grau Ocridalina Madureira e devido à nova LDB, simplesmente Escola Estadual Ocridalina Madureira.
     Originalmente prestava serviço para uma clientela de Educação Infantil à 4ª série, porém após uma grande reforma no período de julho de 1998 a janeiro de 1999, onde ocorreu também uma ampliação, a Unidade Escolar começou um processo de modificação na sua modalidade de ensino extinguindo-se as classes de CBI e criando-se as de 5ª e 6ª séries o que ocorreu gradativamente ano após ano, constando atualmente de classes de 4ª série, 5ª a 8ª série no regular e de EJA I (estágio 4) EJA II ( estágio 4 e estágio 5).

Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar Escola Estadual Ocridalina Madureira
Endereço Rua Lopes Trovão, nº 113 – Massaranduba
Telefones 3314-8200 / 3312-6701
E-mail escolaocridalinamadureira@gmail.com

Cadastro no MEC/Inep 29186749
Autorização de funcionamento 1873 – D.O.E. de 14/05/74
Classificação IDEB 2009 =2,9
Modalidades de ensino Ensino Fundamental e EJA
Quantitativo de alunos 1.001

5 comentários:

  1. Fui aluna desta escola quando minha mãe me matriculou na 1ª série. Não lembro ano. Faz muuuuuito tempo. Legal saber que persiste em qualidade até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Fiz meu curso primário nessa escola. Na época Ocridalina Madureira ainda era a diretora.Uma alma abençoada. Pessoa maravilhosa. Cheguei a participar do Coral dela. Era tudo muito bom. Excelentes professores. Lembro-me com muito carinho da professora Aline (que me alfabetizou), professa Osair, Miriam, Nair e a minha querida professora da 4ª série Lourdes Bahia Coelho..quanta saudade!!

    ResponderExcluir
  3. Também estudei lá. Lembro das professoras Hildete, Eleonildes, a querida pró Marizete. Eu adorava aquela escola

    ResponderExcluir
  4. Sou cria desta escola e pra lá voltei como professora! Lembro-me da pro Lurdes Bahia que me chamava carinhosamente de formiguinha atômica, me colocava para cantar o hino Nacional pq eu cantava bem alto e com clareza, desde a primeira série, pro Terezinha que me levava para cada do sítio , por ter sido a melhor da classe, foi tudo muito lindo e maravilhoso! E quando retornei, fiquei 10 anos fazendo parte do quadro docente, muito bom tb! Minha referência!

    ResponderExcluir
  5. Como esquecer os melhores anos da minha vida! Amava minhas professoras! Lourdes da primeira série,Terezinha da segunda, Marizete da terceira e Lourdes Bahia da quarta série, que com muito amor gostava dos apelidos, o meu era miquilina, dizia que eu gostava de conversar. Era muito competente e amorosa. Eram todas competentes e comprometidas com a qualidade de ensino! Relembrar é viver!!!

    ResponderExcluir